0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Passos para trocar seu chuveiro

Publicado em 28.09.2020 |
Visualizações
362 visualizações

Quando pinta um problema técnico dentro de casa, provavelmente a reação da maioria seja a de chamar um especialista. Entretanto, existem pequenos reparos que você mesmo pode fazer, sem precisar da ajuda de um profissional. Trocar o chuveiro elétrico pode ser um deles.

Além de conferir a potência do chuveiro, é importante analisar a pressão de água, a voltagem do aparelho, modelo, a vazão da água, o tamanho do espalhador e conferir antes de fazer a instalação. Garanta que você tem os materiais necessários para a ação.

Passo 1 – Antes de começar a instalação, desligue a eletricidade e a água da casa. Abra o registro do chuveiro para que toda a água acumulada escorra do encanamento. Verifique com a chave de teste se não há corrente elétrica. Lembre-se de confirmar se a voltagem da casa é a indicada para o aparelho e certifique-se de que o fio terra do chuveiro está conectado a um sistema de aterramento.

Passo 2 – Vede a rosca de entrada de água do chuveiro com a fita veda rosca. Trata-se da entrada que está na parede, na qual será colocado o cano do chuveiro.

Passo 3 –  A pressão de água pode ser diferente de imóvel para imóvel. Por isso, para evitar danificar o aparelho, instale o redutor de pressão. Trata-se de um pequeno objeto que vem com o chuveiro. Normalmente tem a forma de disco com um pequeno furo. Essa peça é instalada na entrada de água do equipamento.

Desse modo, ele reduz a entrada de água no chuveiro, aliviando a pressão. Verifique se na sua casa há necessidade de instalá-lo. 

Passo 4 – Encaixe o chuveiro na entrada de água e gire-o em sentido horário para prendê-lo. Tome cuidado para não forçar o cano, pois trata-se de uma peça frágil.

Passo 5 – Conecte os fios de alimentação do chuveiro à rede elétrica. Essa tarefa é simples e você não precisa entender muito sobre eletricidade nessa hora. Cada fio deve ser instalado conforme a sua cor. O azul-claro é o fio neutro; verde ou amarelo é o terra; vermelho, preto ou marrom é o fase. Não se esqueça de isolar os fios com a fita isolante.

Passo 6 – Encaixe os acessórios (chuveirinho, suporte, etc.). Antes de testar o produto, deixe a água escorrer por alguns segundos. Isso é importante para não danificar o chuveiro. Feito isso, você já pode ligar a eletricidade e tomar um banho quentinho

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.