Hoje, vamos ensinar você como instalar rodapé autocolante da marca Meu Rodapé. É a marca mais popular e renomada quando o assunto são rodapés, rodameios e rodatetos.
Esses produtos surgiram para criar a transição fluida entre piso e parede; parede e teto; bem como para decorar e criar molduras. De longe, é um produto muito sofisticado e que esbanja elegância.
O legal é que todos seus produtos são fáceis de instalar e podem ser feitos sem a ajuda de um profissional. Tudo que a gente precisa é das ferramentas certas e também das orientações adequadas para que não surjam dúvidas no meio do caminho.
Como instalar Rodapé Autocolante da Meu Rodapé
Antes de mais nada, os rodapés autocolantes são baratos e podem ser comprados aqui na CasaJHS pelo melhor preço do mercado.
E o que mais difere esse produto dos demais no mercado é a sua praticidade no ato da instalação, sendo classificado como produto DIY (“do it yourself” ) ou “faça você mesmo”. Isso significa que você pode comprar e instalar com a maior facilidade do mundo, sem a necessidade de contratar um profissional do ramo.
Ferramentas necessárias para a instalação
Aqui está a lista dos produtos necessários para realizar a instalação do seu rodapé:
- Estilete
- Cola de contato
- Pincel para aplicação
- Gabarito
- Água e detergente
Recomendações
Para obter o melhor resultado na sua instalação, recomenda-se o seguinte:
- O local escolhido deve estar completamente livre de umidade e poeira;
- A pintura da superfície precisa estar seca e firme;
- Superfícies brilhosas, acetinadas, resinadas ou com verniz, devem ser lixadas antes;
- A depender da situação, o reforço com cola de contato pode se fazer necessário.
Passo a passo para instalação do Rodapé EVA
1. Corte as peças
Comece medindo o lado de uma parede e, com o gabarito em mãos, vamos realizar o corte do rodapé deixando sempre uma margem de sobra para garantir o acabamento perfeito nas quinas.
É importante umedecer o estilete com água e sabão para evitar que a cola presente no rodapé grude durante o corte.
2. Enrole o rolo ao contrário
O seu rodapé vem em um rolo e é normal que a peça tenha memória, fazendo com que, mesmo após cortada e esticada, ela acabe retornando para a formação original.
Para reduzir este efeito e facilitar o processo de instalação, a dica é enrolar o rolo na direção contrária ao que veio, anulando assim parte deste problema.
3. Faça os cantos com o gabarito
Aqui na CasaJHS você encontra o kit de instalação que já vem com praticamente tudo que você precisa para realizar esse processo.
Com o gabarito você consegue cortar o rodapé no ângulo de 45 graus, permitindo emendar um rodapé no outro e garantir o acabamento perfeito para todos os cantos da parede.
4. Acrescente cola nos cantos
Depois de cortar os cantos, chegou a hora de unir as peças. Para isso, passamos cola de contato nas pontas com auxílio de um pincel. Depois esperamos ela secar, pois ela só vai funcionar adequadamente a partir deste ponto.
Assim que a cola estiver seca, juntamos as pontas de ambas as peças uma contra a outra, pressionando durante determinado tempo até que a junção tenha sido concretizada.
5. Ajuste as peças e tire os excessos
Agora é hora de realizar as aparas, corrigir as imperfeições e garantir o ajuste perfeito da peça. Recomenda-se remover o excesso com ajuda do estilete, principalmente nas quinas, para que o produto fique bem ajustado à parede, sem deixar fendas ou sobras aparentes.
6. Faça a aplicação
Depois de ter os cantos prontos, você pode começar a colar suas tiras de rodapé. O ideal é começar pelos cantos e seguir em direção ao meio.
Para tanto, basta remover a fita que recobre a cola adesiva e ir, aos poucos, realizando a fixação.
Aqui, é importante fazer força para baixo e contra a parede enquanto realiza a instalação. Para baixo para garantir uma instalação rente ao chão e, em direção a parede, para assegurar sua fixação.